A H. P. de Freitas Consultoria ME, tem por objetivo prestar serviços de excelência na área pública, orientando gestores, vereadores, secretários municipais, diretores e servidores dos poderes públicos para desenvolverem uma gestão responsável, contemplando os princípios inerentes à administração pública.
A Instrução Normativa (IN) Nº 1877/2019 veio substituir a IN nº 1.562/2015, que dispõe sobre as regras de informar o VTN – Valor da Terra Nua do Imposto Territorial Rural (ITR), esta é uma Instrução Normativa clara para todos os municípios conveniados e não conveniados.
O retrospecto histórico dessa importante fonte de receita aos municípios do Estado do Tocantins nos últimos anos tem aumentado de forma significativa. Os valores arrecadados de 2015 em relação a 2019 são de 91,07%.
Embora os percentuais sejam significativos aqui no Estado do Tocantins, estudos da HP Consultoria Pública em relação ao ITR demonstram que os municípios brasileiros não estão dando grande importância a essa fonte de receita significativa.
Na tabela abaixo é possível observar que apenas 49,99% dos municípios brasileiros informam o VTN a Receita Federal, com médias de Lavoura Aptidão Boa por Estado. O Brasil por ser um país continental a variação do Mercado de Terras é flexível com as devidas características regionais.
A H. P. Consultoria Pública orienta aos municípios que possuem convênio e os que não possuem convênio com a Receita Federal que cumpra os requisitos da IN 1877/2019. Essa obrigação é compartilhada para todos os entes federados e o próprio Estado, uma vez que as receitas oriundas do ITR são compartilhadas na cota parte do FUNDEB.
Outrossim, e não menos importante é a forma que os Municípios do Estado do Tocantins têm informado o VTN, a Instrução Normativa (IN) Nº 1877/2019 disciplina essas informações.
Embora as peculiaridades de cada município, observamos que temos que avançar em muito nessa empreitada e a H. P. Consultoria Pública em suas Notas Técnicas tem buscado direcionar os gestores abordando diversos assuntos de natureza técnica.
Observe que dos 139 Municípios do Estado do Tocantins, apenas 41 municípios informaram o VTN à Receita Federal.
Na Tabela acima é possível visualizar que apenas 12 municípios apresentaram “laudos” com VTN/ha (R$) superior ao VTN/ha (R$) – Reforma Agrária Média de Todas as Tipologias utilizado pelo INCRA. Ou seja, esses valores no mínimo deveriam acompanhar os dados do INCRA.
Nesse sentido os municípios perdem em muito:
- Ao informar o VTN de forma indevida com valores abaixo de mercado em comparação aos utilizados pelo próprio INCRA;
- Em não fazer a divulgação dos valores informados à RFB;
- Em contratar consultorias que não mensuram o histórico do VTN do Município.
A H. P. Consultoria Pública reitera o nosso compromisso de apoiar os municípios para uma Gestão Pública Eficiente e se coloca à disposição para orientar e auxiliar os gestores públicos a trabalhar e incorporar METODOLOGIAS ASSERTIVAS no aumento das receitas municipais.
Entre em contato para que possamos alavancar as Receitas Provenientes do ITR e cumprir o prazo “último dia útil de Abril – 30 de Junho de 2020” de acordo com a IN 1877/2019.
Consultor,
Herson Pires de Freitas